Atividades Escolares

Atividades de Consciência Fonológica

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Selecionamos nesta postagem diversas sugestões de Atividades de Consciência Fonológica, prontas para imprimir.

Consciência fonológica é um tema muito importante por vários motivos. Você sabe o que isso significa? Sabia que se a criança não tiver um bom desempenho nesse aspecto, ela terá dificuldades para se alfabetizar? Por isso é muito válido que todos fiquem por dentro.

Afinal de contas, o que é consciência fonológica? Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).

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Atividades de Consciência Fonológica – Para imprimir

Atividades de Consciência Fonológica (Diversas)

1) Leia a parlenda:

EU VI UMA BARATA
NA CARECA DO VOVÔ,
ASSIM QUE ELA ME VIU
BATEU ASAS E VOOU.

2) Pinte os espaços entre as palavras da parlenda (alfabéticos).

2) Pinte, no texto, de vermelho a sílaba inicial e de verde a sílaba final das palavras BARATA, CARECA E VOVÔ (silábicos).

2) Pinte, no texto, a letra inicial das palavras BARATA, CARECA e VOVÔ (pré-silábicos).

3) Quantas letras tem na palavra BARATA?__________.

4) Quantas palavras têm o texto? __________.

5) Desenhe uma barata na careca do vovô:

6) Quantas letras tem a palavra (todos os níveis):

BARATA: __________.
CARECA: __________.
VOVÔ: __________.

7) Faça um acróstico com a palavra BARATA (alfabéticos):

B______________
A______________
R______________
A______________
T______________
A______________

8) Faça um acróstico desenhando palavras que começam com as letras da palavra BARATA (pré-silábico):

B
A
R
A
T
A

9) Cante a parlenda trocando a palavra BARATA por outro animal que comece com a letra B e que voe (todos os níveis):

10) Cante a parlenda trocando a CARECA por outra parte do corpo do vovô (todos os níveis):

11) Complete com as palavras que estão faltando na parlenda (alfabéticos):

EU VI UMA ___________
NA___________
DO___________
ASSIM QUE ___________ ME VIU
BATEU ___________E VOOU.

12) Complete as palavras da parlenda com a sílaba inicial (silábicos):

EU VI UMA ______RATA

NA______RECA DO ______VÔ,

ASSIM QUE ELA ME VIU

______ TEU ASAS E VOOU.

13) Leia as frases da parlenda, recorte e cole em ordem no seu caderno (alfabéticos):

NA CARECA DO VOVÔ

BATEU ASAS E VOOU.

ASSIM QUE ELA ME VIU

EU VI UMA BARATA

14) Entoe a parlenda fazendo uso de gestos.

SOBE, SOBE A ESCADINHA
SOBE, SOBE A ESCADINHA.
CHEGA LÁ NO ALTO DA IGREJINHA.
ABRE A PORTA NÃO TEM NINGUÉM,
É DIA DE SEMANA, OH MEU BEM.
SOBE, SOBE A ESCADINHA
SOBE, SOBE A ESCADINHA
CHEGA LÁ NO ALTO DA IGREJINHA.
ABRE A PORTA TEM MUITA GENTE,
HOJE É DOMINGO ESTOU CONTENTE.

(domínio público)

15) Leia a parlenda em voz alta para os alunos e pergunte quais as palavras que rimam

16) Copie da parlenda as palavras que rimam com:

ESCADINHA

GENTE

17) Faça um acróstico com figuras a partir da palavra abaixo: (nível pré-silábico)

E
S
C
A
D
I
N
H
A

18) Faça um acróstico com palavras usando as iniciais abaixo (alunos silábicos ou alfabéticos) ou ainda, faça um acróstico com palavras para as vogais que você conhece:

E
S
C
A
D
I
N
H
A

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