Selecionamos nesta postagem diversas sugestões de Atividades de Consciência Fonológica, prontas para imprimir.
Consciência fonológica é um tema muito importante por vários motivos. Você sabe o que isso significa? Sabia que se a criança não tiver um bom desempenho nesse aspecto, ela terá dificuldades para se alfabetizar? Por isso é muito válido que todos fiquem por dentro.
Afinal de contas, o que é consciência fonológica? Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).
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Atividades de Consciência Fonológica – Para imprimir
Atividades de Consciência Fonológica (Diversas)
1) Leia a parlenda:
EU VI UMA BARATA
NA CARECA DO VOVÔ,
ASSIM QUE ELA ME VIU
BATEU ASAS E VOOU.
2) Pinte os espaços entre as palavras da parlenda (alfabéticos).
2) Pinte, no texto, de vermelho a sílaba inicial e de verde a sílaba final das palavras BARATA, CARECA E VOVÔ (silábicos).
2) Pinte, no texto, a letra inicial das palavras BARATA, CARECA e VOVÔ (pré-silábicos).
3) Quantas letras tem na palavra BARATA?__________.
4) Quantas palavras têm o texto? __________.
5) Desenhe uma barata na careca do vovô:
6) Quantas letras tem a palavra (todos os níveis):
BARATA: __________.
CARECA: __________.
VOVÔ: __________.
7) Faça um acróstico com a palavra BARATA (alfabéticos):
B______________
A______________
R______________
A______________
T______________
A______________
8) Faça um acróstico desenhando palavras que começam com as letras da palavra BARATA (pré-silábico):
B
A
R
A
T
A
9) Cante a parlenda trocando a palavra BARATA por outro animal que comece com a letra B e que voe (todos os níveis):
10) Cante a parlenda trocando a CARECA por outra parte do corpo do vovô (todos os níveis):
11) Complete com as palavras que estão faltando na parlenda (alfabéticos):
EU VI UMA ___________
NA___________DO___________
ASSIM QUE ___________ ME VIU
BATEU ___________E VOOU.
12) Complete as palavras da parlenda com a sílaba inicial (silábicos):
EU VI UMA ______RATA
NA______RECA DO ______VÔ,
ASSIM QUE ELA ME VIU
______ TEU ASAS E VOOU.
13) Leia as frases da parlenda, recorte e cole em ordem no seu caderno (alfabéticos):
NA CARECA DO VOVÔ
BATEU ASAS E VOOU.
ASSIM QUE ELA ME VIU
EU VI UMA BARATA
14) Entoe a parlenda fazendo uso de gestos.
SOBE, SOBE A ESCADINHA
SOBE, SOBE A ESCADINHA.
CHEGA LÁ NO ALTO DA IGREJINHA.
ABRE A PORTA NÃO TEM NINGUÉM,
É DIA DE SEMANA, OH MEU BEM.
SOBE, SOBE A ESCADINHA
SOBE, SOBE A ESCADINHA
CHEGA LÁ NO ALTO DA IGREJINHA.
ABRE A PORTA TEM MUITA GENTE,
HOJE É DOMINGO ESTOU CONTENTE.
(domínio público)
15) Leia a parlenda em voz alta para os alunos e pergunte quais as palavras que rimam
16) Copie da parlenda as palavras que rimam com:
ESCADINHA
GENTE
17) Faça um acróstico com figuras a partir da palavra abaixo: (nível pré-silábico)
E
S
C
A
D
I
N
H
A
18) Faça um acróstico com palavras usando as iniciais abaixo (alunos silábicos ou alfabéticos) ou ainda, faça um acróstico com palavras para as vogais que você conhece:
E
S
C
A
D
I
N
H
A