A Base Nacional Comum Curricular é um documento que apresenta um conjunto de habilidades e competências essenciais que os educandos devem desenvolver desde a Educação Infantil, até o Ensino Médio.
Ela não é um currículo, mas sim um alicerce e um ponto de partida para que o professor elabore as suas aulas com vista à formação integral do aluno. Isso vale para o ensino público e privado.
Se você é professor, com certeza sabe da importância de fazer um bom plano de aula. Para que ele contemple os aspectos principais da Base, é preciso elaborá-lo com antecedência e vamos te ajudar nesse processo. Continue a leitura para aprender a criar um plano de sucesso e receber mais informações sobre esse assunto.
Importância de um plano de aula alinhado à BNCC
O plano de aula é um documento feito pelo professor com tudo que ele deseja desenvolver na aula. Ele serve para orientar a prática docente – como se fosse um roteiro – com base em uma temática que será apresentada para os alunos. Com isso, a aula será mais organizada e o professor poderá avançar o seu cronograma escolar com eficiência.
No entanto, cabe destacar que não basta apenas escolher um conteúdo e elaborar uma aula em cima disso. É preciso alinhar o plano de aula com o contexto de vida dos estudantes. Essa contextualização é prevista na BNCC, pois é levando em conta a realidade dos educandos e o tempo histórico que o processo de ensino e aprendizagem será significativo.
A BNCC também defende uma educação voltada para a formação integral do aluno. Assim, ele será capaz de agir no mundo, exercer a sua cidadania, ser responsável e resiliente, ser capaz de aprender a aprender e desenvolverá outras características importantes para a vida que estão incluídas nas dimensões física, intelectual, social, afetiva, moral, ética e simbólica.
Logo, o plano de aula deve englobar mais do que conteúdos soltos. Nessa lógica, ele deve articular saberes seguindo a BNCC, que determina habilidades e competências para cada etapa do ensino.
Conheça os melhores PLANEJAMENTOS DE AULA alinhadas à BNCC para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (Clicando Aqui)
Conheça a BNCC
Antes de fazer um plano de aula alinhado à BNCC, é preciso conhecer esse documento. A Base é comum a toda instituição educacional brasileira e está dividida em três etapas da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e Ensino Médio.
Cada etapa tem características próprias, então o plano de aula deve ser feito seguindo as especificidades de cada uma. Confira um resumo abaixo.
Educação Infantil
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento para que as crianças possam aprender e se desenvolver:
- Conviver;
- Brincar;
- Participar;
- Explorar;
- Expressar;
- Conhecer-se.
Campos de experiências:
- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Existem objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para cada campo de experiências, que está dividido em três grupos por faixa etária: bebês (0-1a6m), crianças bem pequenas (1a7m-3a11m) e crianças pequenas (4a-5a11m).
Ensino Fundamental
O Ensino Fundamental é dividido em anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano).
Áreas do conhecimento e componentes curriculares
As áreas do conhecimento são mais amplas e dentro delas estão incluídos os componentes curriculares:
- Linguagens: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física;
- Matemática: Matemática;
- Ciências da Natureza: Ciências;
- Ciências Humanas: História e Geografia;
- Ensino Religioso: Ensino Religioso.
Ensino Médio
Áreas do conhecimento e componentes curriculares
- Linguagens e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Os componentes curriculares obrigatórios definidos pela BNCC são Língua Portuguesa e Matemática.
Habilidades e competências na BNCC
Dentro de cada área e componente curricular existem competências específicas para serem desenvolvidas no decorrer da etapa (Ensino Fundamental ou Ensino Médio). Para que isso ocorra, a BNCC define várias habilidades, que representam as aprendizagens essenciais a serem garantidas aos estudantes.
Principais elementos de um plano de aula
O plano de aula pode ser elaborado de diversas formas, o que varia de instituição para instituição, ou até mesmo de professor para professor. Em geral, ele deve englobar alguns elementos básicos, que são: tema, objetivos, recursos didáticos, metodologia e avaliação.
Também existem outros aspectos que deixam o plano mais completo. De qualquer forma, prepare uma aula de acordo com a etapa de ensino em que você trabalha (Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio).
- Data e duração
Antes de tudo, defina o dia da aula e em quanto tempo a proposta será executada.
- Tema
Escolha uma temática para ser trabalhada. Ela precisa ser relevante e contribuir para a formação dos educandos.
O tema é uma frase curta e simples, então use a criatividade. Ele pode ser escrito depois que você elaborar o seu plano de aula, pois assim você terá mais ideias sobre o assunto.
- Área do conhecimento
Com alicerce na temática que você deseja discutir, pense nas áreas do conhecimento envolvidas e os componentes curriculares que serão abordados. Leia a BNCC para selecionar os melhores assuntos.
- Objetivos
Delimite os objetivos da sua aula, ou seja, o que você espera que os alunos aprendam e o propósito desse momento.
A BNCC apresenta objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil e competências e habilidades para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
- Recursos didáticos
São os materiais que serão utilizados na aula, que podem ser desde um giz, até um jogo. Essas ferramentas auxiliam o desenvolvimento da metodologia.
- Metodologia
A metodologia é o resumo da aula, como se fosse um passo a passo de tudo que deve ser feito durante um certo período utilizando os recursos didáticos, com o propósito de alcançar os objetivos delimitados.
- Avaliação
A avaliação é o que o professor espera de uma aula e é, também, um modo de mensurar o progresso de cada aluno. Em geral, ela é um processo contínuo e sem o objetivo de promoção ou classificação (o que define a avaliação na Educação Infantil).
Como fazer um plano de aula a partir da BNCC
Agora que você viu como funciona a BNCC, está na hora de aprender a fazer um plano de aula, mas lembre-se que não existe uma padronização, a leitura da Base é primordial e todo plano deve ser adequado para o contexto.
Para isso, será necessário pensar em dois aspectos: quem é o seu público e em qual etapa da Educação Básica ele está. Pense bem ao escolher os conteúdos e a forma que eles serão passados, pois eles devem estar adequados para o seu público, o que envolve a linguagem utilizada.
Por exemplo, um documentário extenso pode ser cansativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mesmo que o assunto esteja de acordo com o previsto, assim como determinados jogos são muito difíceis para a Educação Infantil. Sendo assim, tudo precisa ser adaptado.
Com os dois modelos abaixo você irá conseguir montar o seu plano de aula com facilidade. Defina os assuntos que você irá discutir com a turma e, com base nisso, procure as habilidades e competências na BNCC nas áreas ou nos componentes curriculares envolvidos.
No caso de um planejamento para a Educação Infantil, você precisa buscar os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento a partir da temática.
Modelo para a Educação Infantil
Tema:
Duração:
Faixa etária:
Campos de experiência:
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Metodologia:
Recursos didáticos:
Avaliação:
Exemplo
Tema: Conhecendo os números
Duração: (…)
Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Campo de experiência:
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
Metodologia: (…)
Recursos didáticos: (…)
Avaliação: (…)
Modelo para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio
Tema:
Duração:
Turma/série/ano:
Áreas do conhecimento:
Competências e habilidades:
Metodologia:
Recursos didáticos:
Avaliação:
Exemplo
Tema: Explorando a energia elétrica
Duração: (…)
Turma/série/ano: (…)
Área do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competências e habilidades:
- Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
(EM13CNT106) Avaliar, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais, tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais e culturais.
Metodologia: (…)
Recursos didáticos: (…)
Avaliação: (…)
Conheça os melhores PLANEJAMENTOS DE AULA alinhadas à BNCC para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (Clicando Aqui)
Conclusão
Você viu que a BNCC é um documento oficial que vale para todas as etapas da Educação Básica e tem o intuito de nortear a construção curricular e as propostas pedagógicas, tanto de instituições públicas quanto de particulares.
Desse modo, os professores precisam fazer um plano de aula alinhado à BNCC para que os estudantes possam aprender e desenvolver habilidades e competências essenciais para a vida.
Palavras-chave e tags: plano de aula; BNCC; plano de aula alinhado à BNCC.