Projetos Educativos

Projeto Cantinho da Leitura

Confira nesta postagem uma super sugestão de Projeto Cantinho da Leitura com o objetivo de criar nos alunos o hábito da leitura por meio do contato com histórias infantis.

Outros objetivos trabalhados neste projeto:

  • Mostrar para a criança a importância de saber ler e suas utilidades no dia-dia.
  • Possibilitar um ambiente prazeroso para a leitura.
  • Proporcionar pela socialização produções de textos orais junto aos colegas.

E estes são os temas transversais:

Ética: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.

Saúde: importância da conservação da saúde mental.

Pluralidade Cultural: diferentes formas de transmissão de conhecimento nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha.

Literatura e tradição: línguas, dialetos e variações linguísticas.

Veja também: Projeto Leitura de Fábulas.

Projeto Cantinho da Leitura

Para o “Projeto Cantinho da Leitura” vamos precisar dos seguintes materiais:

  • Duas carteiras (mesas) e cadeiras.
  • Papel colorido para forrar as mesas.
  • Livros infantis variados. Alguns alunos podem trazer livros de casa ou da biblioteca da escola, como: livros infantis, gibis, dois ou três livros de Geografia, Português, História ou Matemática.
  • Uma colcha ou um tapete para o cantinho da leitura, onde os alunos se sentem, leiam os livros e contem as histórias para seus colegas.
  • A parede do cantinho da leitura pode ser decorada, com personagens infantis, recortados ou desenhados, ou de acordo com o material disponível.

Procedimentos e passo a passo do projeto:

Projeto Cantinho da Leitura

Etapas

Fazer um debate com os alunos sobre a importância de saber ler e a sua utilidade no dia-dia.

Mostrar para que serve o cantinho de leitura e como deve ser a sua organização. O cantinho da leitura pode ser montado no início do ano letivo, mesmo que as crianças ainda não saibam ler nem escrever.

Separar duas carteiras e cadeiras em um cantinho da sala. Pode forrar as mesas, para ficar mais aconchegante e estimulante.

Colocar em cima das mesas livros infantis variados, livros que os alunos tragam de casa ou da biblioteca, livros infantis que possam ficar na sua sala até o final do ano letivo. Expor também gibis, livros didáticos de Geografia, História, Português e Matemática, para que os alunos possam usá-los sempre que discriminarem as atividades pedidas pelo livro.

O professor pode recortar de livros pequenas leituras interessantes, plastificá-las e colocá-las no cantinho.

Levar uma colcha ou tapete para ficar ao lado do cantinho da leitura, para que os alunos se assentem, leiam os livros e contem as histórias para seus colegas.

Decorar a parede do cantinho da leitura com personagens infantis recortados ou desenhados, ou de acordo com o material de acesso.

Os alunos vão para o cantinho quando terminam as atividades ou sempre que houver possibilidade. O cantinho também pode ser usado para as rodinhas de bate-papo e também para cantar as músicas do início da aula e até para realizar dinâmicas.

Exposição: Organizar uma exposição dos trabalhos dos alunos.


O QUE É LEITURA E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

Ler um texto implica não só aprender o seu significado, mas trazer para esse texto nossa experiência e visão de mundo como leitor.

O mundo da leitura tem muitas facetas. Lê-se para ampliar os limites do próprio conhecimento, para obter informações. Lê-se em busca de diversão e descontração. Lê-se para chegar ao prazer dos textos. Prazer que resulta de um trabalho intelectual intenso em diferentes níveis, que se instaura entre o leitor e o autor. A leitura deve causar prazer.

Destarte, os objetivos gerais deste estudo consistem em formar o leitor autônomo, através do estímulo à sensibilidade, criatividade e criticidade e da formação do gosto pela leitura, contribuindo para a construção de uma cidadania plena; possibilitar a interação da criança com os mais diversos textos em situações significativas e diferenciadas; proporcionar acesso de alunos das séries iniciais às novas tecnologias, desmistificando seu uso e viabilizando-o como nova possibilidade de linguagem. Para tanto, este estudo pretende desenvolver atividades que convirjam para ações voltadas diretamente para alunos e professores das séries iniciais do ensino fundamental.

O que é?

O conceito de leitura é muito amplo e complexo, pois a questão envolve uma infinidade de respostas. Portanto, para se entender o conceito de leitura não basta procurar no dicionário o significado da palavra. Ler envolve uma série de práticas e de experiências; implica em aspectos ligados ao sujeito que lê, à situação em que lê, aos motivos pelos quais lê etc. Segundo BARROS & GOMES (2008):

“A leitura é um ato complexo, que abrange processos perceptuais, cognitivos, linguísticos, comunicativos, sociais e emocionais. É muito importante considerar as condições afetivas, interesse e motivação em relação ao ato de ler, para que se possa garantir prazer e gosto pela leitura no dia a dia da vida. Qualquer alteração em um destes aspectos pode causar prejuízos no processo de desenvolvimento e aprendizagem.” (p.336)

O conceito de leitura passa pela compreensão do mundo. Entender o que é leitura e para o que ela serve, certamente, nos fará melhores professores. Muitos entendem que ler é somente decifrar as palavras, dando sentido às mesmas. É claro que ler é isso, mas não somente uma decifração, uma vez que exige uma interação entre o leitor e o texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *