Selecionamos nesta postagem um “Projeto de História Os bandeirantes” para trabalhar com alunos das series iniciais.
Objetivos
- Reconhecer a importância dos colonizadores para a expansão do nosso território e para a descoberta de riquezas.
- Identificar como decorreram as entradas e bandeiras.
- Compreender a classificação das expedições de acordo com a sua finalidade principal: bandeiras de caça ao índio, bandeiras do ouro e bandeiras de sertanismo de contrato.
- Identificar os costumes e as tradições, a forma de sociedade e de cultura dos bandeirantes portugueses.
- Conscientizar os alunos sobre os problemas dos índios na época das bandeiras.
Confira também: Projeto de História nossa escola.
Projeto de História Os bandeirantes
Material a ser utilizado
- Recortes de fotos e textos e de revistas e jornais sobre os bandeirantes.
- Cartolinas,
- canetas,
- papel,
- cola
- tesoura para os cartazes.
- Pesquisa em grupo sobre as bandeiras de caça ao índio, do ouro e de sertanismo de contrato.
- Cartaz do mapa das Bandeiras.
Temas transversais
- Ética: Respeito mútuo, justiça, diálogo, solidariedade.
- Saúde: Vida coletiva dos índios.
- Meio ambiente: Sociedade e meio ambiente da época. Preservação dos costumes da época.
- Pluralidade cultural: Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas nas diferentes culturas.
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Primeira etapa: Formulação dos Problemas
Desperte o interesse dos alunos através dos seguintes comentários:
- Desde a época da colonização do Brasil, os portugueses viviam ao longo de uma estreita faixa no litoral. Com o passar do tempo, os colonizadores penetraram mais para o interior do nosso território, com o objetivo de explorar o sertão brasileiro.
- Qual era a finalidade dessas expedições?
- De onde elas partiam e em que direção seguiam?
- Como os bandeirantes ficavam anos e anos viajando e como eles faziam para sobreviver?
Organize uma pesquisa sobre os bandeirantes: a forma de sociedade e cultura desse povo português e sua participação na formação da sociedade brasileira.
Auxilie os alunos a identificar a diferença entre entradas, bandeiras e monções.
Segunda etapa do Projeto de História Os bandeirantes
Para conhecer melhor a vida dos bandeirantes, divida a classe em três grupos. Peça para cada grupo fazer uma pesquisa sobre uma bandeira com textos, fotos e principais bandeirantes.
1º grupo: bandeiras de caça ao índio.
2º grupo: bandeiras do ouro.
3º grupo: bandeiras de sertanismo de contrato.
Terceira etapa
Explore com cada grupo o material pesquisado e trazido para a classe. Peça para eles fazerem cartazes com textos e fotos.
Sugira que observem roupas, instrumentos agrícolas e armas usadas pelos bandeirantes para abrir caminho na mata e fazer plantações.
Peça para cada grupo elaborar uma exposição contando sobre sua pesquisa para a classe.
Guarde os materiais para a exposição.
Quarta etapa
Peça para os alunos elaborarem resumos sobre as pesquisas para a exposição e confeccionarem mapas com as demarcações dos caminhos percorridos pelos bandeirantes. Eles poderão também dramatizar uma história sobre os bandeirantes.
Quinta etapa
Cada grupo apresentará seus trabalhos e cartazes com as características de cada uma das expedições.
Pode-se aproveitar o trabalho para programar uma exposição sobre “Bandeirantes” e apresentá-la para a escola.
Integração (Sugestões de Atividades)
- Artes: Cartazes e mapas. Dramatização de uma peça teatral sobre os bandeirantes.
- Geografia: Elaboração de mapas.
- Matemática: Trabalhar com a linha do tempo informando a época de cada expedição.
- Português: Leitura e produção de textos pesquisados.
- Ciências: Doenças causadas pelo contágio dos bandeirantes nas matas.