Confira nesta postagem uma sugestão de Projeto Seres Vivos de Ciências, para trabalhar com alunos das series iniciais.
O objetivo deste projeto de ciências sobre os seres vivos é:
- Conhecer as características das frutas, legumes, raízes e verduras mais comuns, identificando os diferentes tipos, o ambiente onde se desenvolvem e sua utilidade no equilíbrio da saúde humana.
- Dar ênfase ao assunto ecologia e à higiene adequada de todos os alimentos trabalhados.
- Compreender que alguns fatores, como a alimentação, asseguram o crescimento dos seres vivos.
- Identificar o processo de crescimento das plantas. Partes da planta.
Temas transversais
Ética: Diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos.
Saúde: Participação ativa na conservação de ambiente limpo e saudável em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene dos alimentos.
Meio ambiente: Conservação do meio ambiente.
Pluralidade cultural: Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação. Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Veja ainda: Atividades para Feira de Ciências
Projeto Seres Vivos de Ciências
Para este projeto de ciências sobre os seres vivos, vamos precisa dos seguintes materiais:
- potes plásticos,
- terra ou algodão,
- água.
- Caneta e papel para registrarem as observações feitas.
- Pesquisa na internet.
- Grãos de feijão,
- Cartazes.
- Recomendamos: Atividades de Ciências Cadeia Alimentar
Confira o passo a passo do projeto:
Primeira etapa: Sensibilização
De acordo com a vivência dos alunos, questionar:
- Quais os tipos de plantas que vocês conhecem?
- Quais são os fatores que o solo precisa ter para o plantio?
- Os alimentos podem ser de origem animal, vegetal e mineral?
- Por que a carne, os ovos, o leite e seus derivados são importantes?
- Por que as raízes, os grãos, as frutas e as verduras protegem o nosso corpo contra doenças.
Segunda etapa
- Solicitar os materiais necessários para a experiência da germinação da semente do feijão.
- Preparar os potes para que sejam plantados feijões.
- As crianças irão acompanhar por alguns dias e registrar o que observaram nas plantações de feijões: início da germinação, com 2 dias, com 5 dias, com 10 dias e com 15 dias.
- Pelo que você observou, escreva do que a semente precisa para germinar.
Terceira etapa
- Pesquisar com os alunos como é a alimentação diária de cada um.
- Fazer um debate dos alimentos que são necessários para a nossa saúde.
Procurar na Internet como deve ser a alimentação e elaborar cardápios para uma alimentação diária saudável. - Pode-se também pedir para os alunos vários frutos e fazer uma salada de frutas.
Recomendamos também: Projeto Tratamento da Água
Trabalho interdisciplinar
História: Conhecer os tipos de alimentos que vieram de outros países, como foram trazidos, sua história.
Matemática: Trabalhando com as medidas de capacidade, dezena, dúzia, preços, quilo etc.
Português: Interpretação das músicas, ampliação do vocabulário, produções de texto. Fazer um cartaz e colar as partes da planta para uma visualização mais significativa.
Informática: Pesquisa na Internet.
Música: Trabalhar várias músicas que falam sobre os seres vivos.
Ciências: Noções básicas de higiene, os riscos que corremos se não lavarmos as mãos para o preparo de uma receita. O perigo de utilizarmos produtos fora da validade ou estragados.