Confira nesta postagem o Projeto interdisciplinar chamado “Tratamento da Água”, para trabalhar com alunos das series iniciais.
Objetivos
- Identificar as características da água.
- Vivenciar o processo de filtração da água.
- Reconhecer a importância do tratamento da água para o consumo da população.
- Conscientizar a valorização desse recurso, através de dicas sobre economia da água e a problemática do desperdício e da poluição.
Temas transversais
Ética: diálogo, respeito à natureza, solidariedade.
Saúde: desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene; vida coletiva: participação ativa na conservação do ambiente.
Meio ambiente: as principais características do ambiente e/ou paisagem da região em que se vive; conservação e valorização da água, seus múltiplos usos e sua importância para a vida; poluição ambiental; as diferenças entre ambientes preservados e degradados.
Pluralidade Cultural: Relações de amizade, habitações e organizações espaciais de diferentes sociedades. Diferentes formas de interação com o ambiente. Diferentes formas de transmissão de conhecimento nas diferentes culturas; cidadania. Direitos e deveres individuais e coletivos.
Material a ser utilizado
Para a experiência:
- uma garrafa plástica transparente,
- algodão,
- um funil,
- areia fina,
- areia grossa,
- cascalho fino,
- cascalho grosso,
- água barrenta (água misturada com barro)
- filtro de papel,
- recipiente de vidro.
- Cartolinas e canetas (produção de cartazes).
- Pesquisa na internet: imagens de represas ou barragens.
- Recortes de jornais (coleta de material atualizado – textos).
Projeto Tratamento da Água: Procedimentos
Primeira etapa:
Sensibilização – Realizar debates sobre:
- De onde costumamos pegar água para beber?
- Onde podemos encontrar água na natureza?
- Será que toda água é própria para beber? Por quê?
- Como a água chega às nossas residências?
Leitura de textos atuais sobre a água pesquisados pelos alunos.
Segunda etapa
Observar as gravuras das pesquisas sobre as represas ou barragens:
Se a água dessas fotos for usada pelas pessoas, o que vocês acham que pode acontecer?
Elas são limpas?
Cole essas fotografias em folhas de cartolina.
Terceira etapa
Dividir a classe em grupos de três alunos. Cada grupo irá fazer a seguinte experiência:
Corte a garrafa plástica ao meio deixando-a como um filtro e coloque os materiais na seguinte ordem: filtro de papel, algodão, areia fina, areia grossa, cascalho fino e cascalho grosso. Apóie o filtro no recipiente de vidro.
Depois despeje a água barrenta no funil e observem como ficou a água depois que passou pelo filtro.
Por que isso aconteceu? A água pode ser bebida? Por quê?
Confeccionar cartazes com ilustrações sobre a experiência.
Trabalho interdisciplinar
Artes: Pintura e colagens de cartazes informativos e de campanhas de conscientização dos problemas relacionados à água.
Geografia: Maquete de uma Estação de Tratamento da Água.
Matemática: Trabalhe comparando a quantidade de água que é tratada e o número de habitantes de uma região.
Português: Pesquise em dicionários de palavras sobre a água: potável, contaminada, represa etc. Leitura e produção de textos atuais de jornais, revistas.
História: Visita à Estação de Tratamento e a sua história.